Saiba como denunciar

Aumento de casos de dengue acende alerta para prevenção em Santa Maria

Santa Maria registrou mais uma morte em decorrência da dengue. O município tem passado por um surto da doença. Além dos óbitos, os casos confirmados e investigação crescem a cada semana. Ações referente ao combate a dengue tem sido realizadas nos bairros de Santa Maria. Em entrevista ao Bom dia, Cidade! programa da Rádio CDN 93.5 FM, o superintendente da Vigilância em Saúde de Santa Maria, Alexandre Streb, questionado sobre o aumento dos casos, explicou as ações realizadas até o momento. 

Um dos motivos dos aumentos dos casos confirmados estaria relacionado às mudanças climáticas dessa época do ano. Devido à demanda dos serviços de notificação, que chegam de todas as unidades de saúde do município, os dados atuais corresponde há semanas, conforme explica o superintendente: 

– Não há uma amostra real do que está acontecendo agora em função destes problemas de notificação. Quanto à questão climática, o hábito do mosquito é se esconder mais e as pessoas também usam mais roupas. 

Terceira morte

Conforme a prefeitura, a terceira morte ocorreu na última quinta-feira (25): trata-se de um homem de 70 anos, com neoplasia renal e morador da região oeste da cidade. O primeiro atendimento foi feito no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Streb explica que por mais que o senhor possuía comorbidades não quer dizer que outras pessoas não estejam predispostas a terem agravamentos da doença ou até vir à morte. 

Força tarefa

Séries de ações têm sido realizadas por forças-tarefas da prefeitura de Santa Maria para combater a doença. A população do Bairro Juscelino Kubitschek e São João já receberam agentes da vigilância para conscientização sobre o assunto, além da pulverização das ruas e utilização de inseticidas: 

– Entendemos que essas ações junto a população é o que pode mudar a situação e agora ainda mais alinhado com as baixas temperaturas. Temos uma estimativa que em breve colheremos bons resultados com essas questões – comenta Streb.

Focos de dengue  

Através de denúncias sobre focos de dengue chegou até a reportagem que teria um possível foco de mosquitos da dengue na Casa de Cultura de Santa Maria. Segundo o superintendente, foi verificado apenas acúmulo de lixo e não de água parada que proliferaram a presença do mosquito aedes aegypti. 

Dengue em números*

  • Casos confirmados – 1.259
  • Casos em investigação – 560
  • Óbitos – 3
  • Internações por suspeita da doença –  14 pessoas (13 em leitos clínicos e 1 em UTI)

*Atualizado em 1º de junho de 2023

Ajude

  • Além de uma força-tarefa composta por diversas secretarias e por militares, o combate à dengue deve contar com o auxílio da população para o cumprimento de tarefas cotidianas como:
  • Manter a caixa d’água sempre fechada
  • Encher de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas
  • Não deixar a água da chuva acumular em recipientes
  • Manter tampados tonéis e barris de água
  • Guardar garrafas de cabeça para baixo
  • Recolher resíduos
  • Usar repelente
  • Utilizar inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina)

Como denunciar

Para denúncias de locais com água parada em Santa Maria, entre em contato pelos seguintes meios:

  • Telefone (55) 3921-7159
  • WhatsApp (55) 7400-5525

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Distribuições da Campanha do Agasalho 2023 iniciam nesta sexta-feira Anterior

Distribuições da Campanha do Agasalho 2023 iniciam nesta sexta-feira

Vale Vêneto será palco neste domingo da abertura do 1° Encontro Brasileiro de Geoparques Próximo

Vale Vêneto será palco neste domingo da abertura do 1° Encontro Brasileiro de Geoparques

Geral